02 D E A B R I L

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

ESCOLAS DO FUTURO PARA AUTISTAS E ETC.

 Veja como será a escola do futuro em São    Paulo/SP
Na Suécia um novo conceito de escola passou a existir, conhecida como “escola sem muros”, a Vittra School Telefonplan foi aberta oficialmente em dezembro do ano passado. Todos os ambientes são abertos, não existem salas de aulas. Agora neste aniversário de São Paulo, a Catraca Livre mostra essa proposta de centro educacional que também poderia ser desenvolvido na capital paulista. Veja as fotos Vittra School Telefonplan: 
EXEMPLO Nº 01
                                                       SÓ PARA AUTISTAS
 NO FUTURO PRÓXIMO, OS QUADROS DA ARTE-TERAPIA FEITOS POR GÊNIOS AUTISTAS, SERÃO OS MAIS CAROS DO MUNDO. ACREDITE SE QUISER
ARTE TERAPIA: ARTE COM ARTE NA ESCOLA
A arte é, entre todas as atividades, a que agrega de modo valores mais eficientes os aspectos racionais e criativo do ser humano. Ao desenvolver uma atividade artística, o sujeito não só estará interferindo na realidade, como também estará estruturando-se de forma mais adequada, saudável e eficiente.
Através das diversas manifestações artísticas, as pessoas podem se expressar de uma forma própria e singular e superar as mais diversas barreiras da comunicação.
Utilizando-se de todas as expressões artísticas e com recursos simples e muito eficientes a arte terapia, favorece o desenvolvimento e à superação de limitações pessoais, buscando-se assim o aumento do repertório de habilidades, a melhor estruturação da personalidade, o aumento do horizonte de interesses, a composição de novos objetivos e a melhor habilidade em lidar com os seus próprios conflitos.
Muitas instituições voltadas para a inclusão social utilizam a arte, como importante meio educacional, onde outras metodologias falharam e a arte alcançou resultados significativos, principalmente ao atrair espontaneamente meninos e meninas bem jovens para outras atividades educativas e sociais.
  "As muralhas estéticas definiam o território fechado de carta forma de ócio elegante". Mas esse lazer ocioso, essa utilização do tempo livre, não foi dado a todos por igual dentro da sociedade: constituíram-se em privilégio das classes sociais favorecidas, que foram também as classes sociais dominantes. (Porsche, 1982, p. 13)
A educação hoje escolar deve assumir, através do ensino e da aprendizagem do conhecimento acumulado pela humanidade, à responsabilidade de dar ao educador o instrumento para que ele exerça uma cidadania mais consciente, crítica e participante. (Ferraz e Fusari, 1993, p. 33 e 34).
Através de projetos educativo integrado todas as disciplinas é possível junto com o Professor de artes trabalharem de forma significativa com o objetivo de atrair alunos para que possam desenvolver a aprendizagem, e recuperar sua autoimagem.
Atividade simples tais como a hora do conto, desenhos interpretação oral e escrita, dramatização dos personagens, ou seja, através de arte interativa. Um exemplo desde trabalho foi desenvolvido em uma escola da rede Municipal com criança de 4º série. A atividade teve com o objetivo resgatar autoimagem de alunos com dificuldades de leitura e escrita para tanto a Professora utilizou-se da hora do conto, tão importante para o desenvolvimento do psiquismo infantil; onde o aluno é autor e coautor do conto.
Enquanto coautor um narrador de um lado, e de outro lado o autor contador de história, e de outro lado o ouvinte, deu-se importância para oralidade. Em seguida para a escrita do conto e leitura desta produção. Num terceiro momento a representação desse personagem e seu significado para o aluno que seja através de desenho, música, fantoches, e/ou a dramatização.
O educador deve estar atento "Um olhar clínico..., saber olhar para saber escutar" para que possa observar o comportamento dos alunos frente a cada passo resgatando sua autoimagem e de fato favorecendo o aprendizado assim com Adrian Hills alcançou seu crescimento é possível com sensibilidade e com arte para a arte, atingir o que desejamos: formação de sujeitos autônomos.
http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/arte_terapia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário