02 D E A B R I L

sábado, 16 de junho de 2012

FAMOSOS... INTELIGENTES, MAS COM TRANSTORNOS NEUROLÓGICOS. AUTISMO

QUAL DESTES ILUSTRÍSSIMOS FAMOSOS VOCÊ GOSTARIA DE SER NA SUA VIDA HONESTAMENTE? SÓ QUE TEM UM PEQUENO PROBLEMINHA. TODOS POSSUEM A SÍNDROME DE ASPERGER COM O CLÁSSICO DO AUTISMO.

NÃO FIQUE TRISTE COM ESTA OBSERVAÇÃO. O PRECONCEITO NÃO ESTÁ EM VOCÊ E SIM NA ALMA.

A chamada síndrome de Asperger, transtorno de Asperger ou desordem de Asperger (SA) é uma síndrome do espectro autista, diferenciando-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo, porém às vezes pode coexistir com outras patologias. É uma das cinco condições neurológicas caracterizadas por diferenças na aptidão para a comunicação, bem como, padrões repetitivos ou restritivos do pensamento e comportamento. De uma maneira geral afeta o modo como uma pessoa comunica e se relaciona com os outros.

Estudos levados a cabo em escolas do primeiro ciclo numa cidade onde predomina a classe média revelaram que 0,36% da população em geral são “Aspies” (Aspergers), na proporção de quatros (4) homens para uma (1) mulher. Na verdade sugere-se que a SA é consideravelmente mais comum que o autismo clássico. Enquanto o autismo tem tradicionalmente sido encontrado à taxa de quatro a cada 10.000 crianças, estima-se que a Síndrome de Asperger esteja na faixa de 20 a 25 por 10.000.

Existem diversos graus de síndrome de Asperger: ligeiros (crianças afetadas ligeiramente e que podem nunca chegar a ser diagnosticadas e serem apenas consideradas “estranhas”), médios ou graves (crianças afetadas de forma intensa e que podem não vir a ser independentes). Estes dependem da frequência, ou intensidade dos comportamentos individuais, que podem melhorar ao longo do tempo através de terapias adequadas. Tal como o autismo o síndrome de Asperger não tem cura, sendo que os fatores que lhes dão origem ainda não estão totalmente compreendidos. Muitas especialistas acreditam que as alterações do comportamento que constituem o SA podem não resultar de uma única causa.

As características dos “Aspies” (breve síntese):

- Interesses específicos ou preocupações com um tema em detrimento de outras atividades;

- Rituais ou comportamentos repetitivos;

- Peculiaridades na fala e na linguagem;

- Padrões de pensamento lógico/ técnico extensivo:

- Problemas de interação interpessoal;

- Problemas com a comunicação não verbal;

- Transtornos motores, movimentos desajeitados e descoordenados.

As suas qualidades:

- Relações pessoais caracterizadas por uma perfeita lealdade;

- Independência de preconceitos sexistas ou geracionais;

- Discurso isenta de falsidades ou conceitos politicamente corretos;

- Capacidade de seguir as próprias ideias ou perspectivas, apesar das provas em contrário;

- Consideração por menores e detalhes que aparentam pouco interesse para a maioria;

- Capacidade de aceitar argumentação semideias pré-concebidas;

- Interesse nas verdadeiras contribuições para a conversa, sem perder tempo com superficialidades ou trivialidades;

- Conversação sem objetivos pouco claros ou manipulação;

- perspectivas originais, e por vezes únicas, na resolução de problemas;

- Memória excepcional para dados ignorados por todos os outros indivíduos;

- Clareza de valores e poder de decisão inalterado por fatores políticos e financeiros;

- Sensibilidade apurada para experiência se estímulos sensoriais;

- Maiores hipóteses de prosseguir carreiras académicas e/ou científicas.

As seguintes pessoas têm/tiveram Síndrome de Asperger com o Clássico do Autismo:

- Leonardo da Vinci (pintor, matemático, escultor, arquiteto, físico, escritor, engenheiro, poeta, cientista, botânico e músico do Renascimento italiano. É considerado um dos maiores gênios da história da Humanidade).

- Michelangelo (foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto renascentista italiano)

- Ludwig van Beethoven (compositor erudito alemão, do período de transição entre o Classicismo e o Romantismo É considerado um dos pilares da música ocidental)

- Mozart (compositor austríaco e executante da música erudita do Período Clássico)

- Isaac Newton (cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo).

- Jane Austen (foi uma escritora inglesa proeminente, considerada por alguns como a segunda figura mais importante da literatura inglesa depois de Shakespeare).

- Emily Dickinson (poetisa americana)

- Nobel da Física de 1921.

- Alfred Hitchcock (cineasta britânico/norte-americano, considerado o mestre dos filmes de suspense).

- Al Gore (político americano)

- Bill Gates (fundador da Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo).

- Bobby Fischer (famoso xadrezista originalmente norte-americano, naturalizado islandês e ex-campeão mundial de xadrez).

- Stanley Kubrick (um dos cineastas mais importantes do século XX, responsável por uma obra polêmica, mas que gozou de uma excelente recepção crítica).

- Sócrates (filósofo ateniense, um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental, e um dos fundadores da atual Filosofia Ocidental).

- Thomas Jefferson (terceiro presidente dos Estados Unidos da América)

- Charles Darwin (naturalista britânico)

- Thomas Alva Edison (inventor e empresário americano que desenvolveu muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial)

- Henry Ford (empreendedor americano fundador da Ford Motor Company e o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massas automóveis)

- Wassily Kandinsky (artista russo e professor da Bauhaus)

- Alexander Bell (cientista, inventor e fundador da companhia telefônica Bell).

- Nietzsche (influente filósofo alemão do século XIX)

- Andy Warhol (pintor e cineasta norte-americano, bem como uma figura maior do movimento de pop art.).

- Jim Henson (criador e manipulador de bonecos Marretas)

- Keanu Reeves (ator)

- Vincent Willem van Gogh (pintor pós-impressionista holandês)

- Albert Einstein (foi um físico alemão radicado nos Estados Unidos mais conhecido por desenvolver a teoria da relatividade)

- Ganhou o Prêmio Nobel de Física de 1921


Isaac Newton é nitidamente um caso clássico da síndrome de Asperger e o clássico do autismo. Não falava e esquecia-se de comer, tamanho seu envolvimento com o trabalho. Começou a desvendar a lei da gravidade aos 23 anos, era um homem distante, de poucas palavras, e frequentemente tinha acessos de mau humor. Desde a infância, quando se apaixonava por um tema, ele o fazia com tanta intensidade que se impunha longos períodos de solidão para estudá-lo. Outros traços da síndrome de Asperger, o desleixo com a aparência e a mania de reescrever até vinte vezes os seus estudos, sem fazer quase nenhuma alteração de uma cópia para outra.

Dra. Temple Grandin - Nasceu em 1947 e foi diagnosticada como autista aos dois anos. É PHD em Ciência Animal e professora da Universidade do Colorado. Grandin oferece várias palestras sobre autismo além de ter escrito alguns livros sobre a sua experiência como autista. Inventou a "Squeeze-Machine" ("Máquina do aperto") para ajudá-la nas suas dificuldades sensoriais. No seu livro "Thinking in Picture" Grandin relata que a sua primeira língua foi visual e como esta experiência a ajudou profissionalmente. A Dra. Grandin diz que conseguiu sucesso graças às oportunidades de mentores na escola e o apoio da família, principalmente o da mãe. Sua mãe publicou um livro "A thorn in my pocket" sobre sua experiência de criar uma criança autista em um tempo que as mães eram consideradas culpadas pelo autismo dos filhos e suas crianças eram encaminhadas para uma instituição por não existir cura.

Albert Einstein - Nasceu na Alemanha em 1879 e tinha a Síndrome de Asperger com o clássico do autismo. Foi um grande cientista e ele desenvolveu as duas teorias da relatividade (a restrita e a geral). Einstein só falou aos três anos e repetia frases para ele mesmo até os sete anos de idade. Nunca foi considerado um gênio na infância, aliás, tinha algumas dificuldades: preferia brincar sozinho não se socializava bem. Apesar de ser tranquilo tinha rompantes de insatisfação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário